// VINHETA FINAL DE ANO 2017 | FELIZ NATAL E ANO NOVO!

// PLAYLIST DO MÊS | DEZEMBRO // FERNANDO WISSE

MasterChef BR termina com Twitter como maior vitorioso

Desde que surgiu, o Twitter tem se consolidado como uma das ferramentas mais importantes na geração de buzz sobre os mais variados assuntos. Compreendendo bem essa importância, a Band decidiu durante essa segunda temporada do reality MasterChef não apenas assistir de longe enquanto a rede social por si só já disseminava memes, fãs, telespectadores, notícias, mas sim abraçá-la. E o resultado direto disso: ontem a final do programa fechou, segundo dados consolidados, com 10.2 pontos de média, 12.0 de pico e 20.6% de share, ficando na liderança por 15 minutos, e batendo recorde de audiência na Grande São Paulo.

É mais do que óbvio que o Twitter não tem peso para decidir sozinho o sucesso ou não de algum programa e vários já foram os exemplos de produtos que alcançaram considerável repercussão na rede social, mas que não tiveram audiência satisfatória. Porém, é igualmente lógico que, unindo-se um reality (no caso MasterChef) de sucesso à ferramenta, o resultado pode ser estrondoso. E foi.

Durante toda a exibição da final, não havia outro assunto e #MasterChefBR brilhava no topo dos assuntos mais comentados do MUNDO. Enquanto o prêmio era decidido entre Izabel e Raul, foram contabilizados mais de 1,5 MILHÕES de tweets, batendo recordes de programa mais comentado na rede social.

Toda a estrutura feita para a final "ao vivo" era de espantar: até uma "central" sob o comando de ninguém menos que Preta Gil foi montada para que nomes fortes da internet alavancassem o programa, como Maurício Meirelles, Cid do site "Não Salvo", Gominho e até Milton Neves. Cada tweetada gerava mais milhares de retweets, que por sua vez disseminavam o programa ainda mais. Na minha timeline, por exemplo, não havia outro assunto, coisa que nunca havia visto, nem em noites de premiações do porte de VMA, EMA, Grammy, muito menos com outros realities.

Essa estratégia adotada pela Band de "abraçar" o Twitter é um "tapa na cara" das concorrentes, uma vez que muitos programas poderiam ter sido alavancados (viu, rede Globo?) se considerassem mais os twitteiros de plantão. Para se ter noção de como o programa foi grato aos internautas, num formato de final INÉDITA, Ana Paula Padrão tweetou o nome do vencedor (no caso, vencedora - Izabel -) segundos antes de revelar no programa, ao vivo, numa ação em parceria com uma operadora de telefonia (imagina quanto deve ter custado esse marketing!).

Olha só que lindezinha que me mandaram no Twitter depois que o programa acabou:

Se você quiser ter noção de como foi a noite de ontem, dá só uma olhada no meu Twitter

Pode um negócio desses? Foi certamente a melhor final de um reality, apesar dos vários deslizes, só pelo respeito a quem tanto ajudou na consolidação do projeto via internet. E que venham as próximas temporadas!

Comentários