// VINHETA FINAL DE ANO 2017 | FELIZ NATAL E ANO NOVO!

// PLAYLIST DO MÊS | DEZEMBRO // FERNANDO WISSE

POLÍTICA | Brasil é o 4º menos endividado entre as 10 maiores economias do mundo


(Imagem: Wikipédia )
Em tempos em que os meio de comunicação de massa deveriam informar, prestar serviço à comunidade e não desfavores como a imprensa brasileira tem feito ultimamente (e historicamente!), penso eu que talvez seja o momento de nós, que deveríamos entreter, assumirmos estes valores, já que um fator nunca muda: a sociedade necessita de informação de qualidade.

Ano de crise econômica no Brasil, inegavelmente, 2015 é também período histórico de agitação política intensa, com profundas articulações entre partidos e parte da sociedade para 'tomada' de poder ou 'manutenção' deste.


Eis que há quatro dias, a EXAME compartilhou um mapa interessantíssimo em seu site (CLIQUE AQUI), que relaciona o tamanho das dívidas dos países de todo o globo terrestre (a partir do tamanho total das suas economias) com suas dimensões geográficas. Lógico que enquanto informação, que pode ser vista por diferentes parâmetros, os dados constatados a partir da matéria podem gerar conflitos de entendimento ou podem ser usados para diversos fins.

Aproveitando-se deste mesmo mapa e da imprensa brasileira, que por si só já irá destacar que o Brasil tem a taxa mais alta entre os países latino-americanos, assim como irá usar de todo pessimismo para enfatizar os problemas pelos quais o país vem passando, me permitam uma outra análise, diferente, e ao meu ver, mais justa:

Aqui irei destacar e relacionar as 10 maiores economias do planeta (de acordo com essa matéria) e suas respectivas taxas de dívida expostas pelo mapa compartilhado pela EXAME.

1º LUGAR - país mais rico - Estados Unidos da América - dívida: 103 %
2º LUGAR - China                   - dívida:  41 %
3º LUGAR - Índia                  - dívida:  66 % 
4º LUGAR - Japão                - dívida:  230 %
5º LUGAR - Alemanha            - dívida: 75 % 
6º LUGAR - Rússia                  - dívida: 18 %
7º LUGAR - Brasil                   - dívida:  61 %
8º LUGAR - França                  - dívida: 95 %
9º LUGAR - Reino Unido         - dívida: 90 %
10º LUGAR - Indonésia             - dívida: 25 %

Fica bem claro, sob essa análise, que o Brasil está em uma posição confortável dentro do grupo ao qual pertence das maiores potências econômicas mundiais. Se formos igualmente analisar com países europeus considerados de 'primeiro' mundo como Espanha, Portugual, Itália, os números podem ser ainda mais otimistas em relação ao nosso país.

Lógico e não é objetivo meu relativizar a dívida brasileira a ponto de afirmar que é baixa ou muito menos insignificante, mas é preciso mostrar os números sob um ângulo diferente, para que se possam ser formadas opiniões a partir NÃO (!) de uma verdade absoluta estabelecida, mas de pontos de saída distintos.

Comentários