// VINHETA FINAL DE ANO 2017 | FELIZ NATAL E ANO NOVO!

// PLAYLIST DO MÊS | DEZEMBRO // FERNANDO WISSE

JEANDERSON PARENTE | O PROBLEMA DO NOVO ENSINO MÉDIO DO BRASIL

Novo Ensino Médio iria excluir Artes, Educação Física e Filosofia do currículo como disciplinas obrigatórias. Enorme pressão popular, no entanto, já fizeram, de novo, o velho cagão voltar atrás.

.
Sobre a reformulação do Ensino Médio proposta pelo governo golpista não me pronunciei ainda por preguiça e fé na sua inteligência, querido internauta. Ontem, porém, vi um texto nas redes sociais e faço questão de compartilhá-lo aqui. Vê só:

"Cursos técnicos são ótimos, mas alguém aí sabe qual é a diferença entre um curso técnico e um curso superior? Aí vai uma dica: o segredo está no próprio nome. "Técnico". Em um curso técnico as pessoas são ensinadas e aprendem apenas a parte TÉCNICA da coisa. Em outra palavras, o curso te ensina a FAZER determinada coisa. Isso significa que você está estudando e será um profissional pago para FAZER, não para PENSAR. O que caracteriza o ensino superior é que além de fazer, você aprende PORQUÊ deve fazer. O ensino no Brasil já era difícil porquê sempre foi pautado na reprodução do conteúdo, não na criação. O que importa é o que você decora e "aprende" pra prova, não o que você pensa e reflete a partir disso. Já era assim mesmo com as artes, filosofia e sociologia sendo matérias obrigatórias. Se você aumenta consideravelmente uma carga horária com vista à formação técnica o volume de conteúdo que você aprende aumenta MUITO. Tirando a filosofia, sociologia e as artes da parada você tem uma população abarrotada de conteúdo para aprender sem tempo para pensar sobre eles cuja função consiste apenas em FAZER, não PENSAR. O ENEM como principal meio para ingresso às universidades já foi retirado. Vocês querem apostar quanto que o acesso às Universidades vai diminuir?

Em outros países, Escola de Tempo Integral significa participação em teatros, música, dança, esportes, etc. Por que os atletas estrangeiros (EUA, principalmente) são tão bons? Um dos motivos é que as escolas lá tem palcos de teatro, salões de música, esportes variados, etc. Ou seja, os alunos lá recebem incentivo desde cedo.

No Brasil, tanto em faculdades como no ensino médio a maior parte das aulas são dentro de uma sala fechada, sentado o dia inteiro em uma cadeira olhando pra nuca do coleguinha. Isso se chama PASSIVIDADE. Qual o nome dado às matérias escolares que você aprende? DISCIPLINA. Vocês sabiam que nosso modelo escolar é baseado na uma linha de montagem de uma fábrica e em uma prisão? Aí vai uma dica: GRADE CURRICULAR, DISCIPLINA E PROVA. PESQUISE SOBRE O ASSUNTO. Uma dica maravilhosa.

Realmente nós vamos sair da crise. Vamos sim... sabe porque? Porque nós teremos uma força de trabalho passiva e disciplinada, que é ensinada a fazer e não a pensar, com menos acesso ao ensino superior e que atende UNICAMENTE aos interesses do mercado. UM BEIJO ENORME PRA TODOS."


Texto escrito por Jeanderson Parente.

Comentários