// VINHETA FINAL DE ANO 2017 | FELIZ NATAL E ANO NOVO!

// PLAYLIST DO MÊS | DEZEMBRO // FERNANDO WISSE

CARIRI | ELEIÇÕES 2016 | O Crato precisava voltar a sorrir; e SORRIU!



Que me perdoem pelo trocadilho, mas uma verdade era bastante anunciada a torto e a direito aqui na cidade durante essas eleições: o Cratinho de Açúcar precisava voltar a sorrir. Cansado de administrações públicas que beiravam o patético e que pouco fizeram em nome do povo, era preciso recuperar a confiança - boa parte ainda não está recuperada, diga-se de passagem - num governante capaz de melhorar efetivamente a vida das pessoas.

Sendo assim, a população fez a escolha mais óbvia possível: não houve espaço para retrocessos. O Crato quer um prefeito que, antes de mais nada, viva na cidade. More no Crato. Ninguém aguentaria mais quatro anos sendo governado por alguém que reside em Fortaleza. Não é assim que funciona uma administração pública. É preciso responsabilidade.

Zé Ailton, prefeito eleito, tem promessas plausíveis, sem grandes devaneios que nunca serão realizados. A promessa de um Centro de Cultura no Largo da RFFSA, por exemplo, é um projeto de fácil realização já que o lugar por si só já é um espaço cultural, com Biblioteca Municipal - não sei em que estado de preservação - e inclusive Teatro, que quase nunca funciona, além de abrigar vários eventos e Feirinhas como a excelente Cariri Criativo - que, salvo engano, tem parceria com a secretaria de cultura atual -. O desafio é apenas colocar o ambiente para funcionar, criar incentivos e valorizar toda aquela região. Simples demais em comparação às construções faraônicas da gestão Cid Gomes, por exemplo. Parece até inacreditável que nenhum administrador tenha feito algo semelhante até hoje, apesar de a obra do Largo em si e de uma tentativa de valorização do espaço já terem sido postas em prática nas gestões passadas.

Ainda no eixo da cultura, há um Teatro Municipal no 'Calçadão' praticamente abandonado. É preciso reinventar a arte na cidade que já foi batizada, há muito tempo atrás, como capital da cultura e que hoje apenas envergonha-se de ter abandonado seus próprios artistas e tradições.

Junto ao Governador e a uma base de vereadores bem votados, é perfeitamente possível uma nova prefeitura e um novo caminho para o Crato. A vitória esmagadora de Zé Ailton é a prova máxima de que a população sabe e compreende isso. O Seminário e o Centro da cidade, revitalizados pelo governo Estadual, encontrarão agora, finalmente, um prefeito que pensa semelhante ao que fez o atual e ex-Governadores, também passíveis de muitas críticas, lógico, principalmente no que diz respeito a concursos públicos e a valorização dos servidores, que Zé já prometeu não deixar de lado.

Ontem, enquanto a carreata da vitória passava por toda a cidade ou a Praça da Sé parava para comemorar, havia algo de diferente do que aconteceu há quatro anos atrás. O povo amadureceu e não acredita mais em salvadores da Pátria. Mas acredita e deposita fé em políticos novatos, projetos de governo jovens e promissores.

Há um sentimento intenso de alegria em não aceitar retrocessos, mas muito pelo contrário, pensar e acreditar num futuro melhor. O Crato precisava voltar a sorrir. E ontem SORRIU. Sorriu feliz e precisa manter-se assim pelos próximos anos. Que as promessas tornem-se projetos consolidados. É isso que o Blog do Paulo Rossi deseja a todos nós, cratenses, que amamos nosso Lar.

Comentários