// VINHETA FINAL DE ANO 2017 | FELIZ NATAL E ANO NOVO!

// PLAYLIST DO MÊS | DEZEMBRO // FERNANDO WISSE

QUE NOITE, MEUS AMIGOS! | Confira agora como foi a Cerimônia de entrega do Oscar 2017 e os grandes vencedores da edição!

Imagem: Internet.



.
Olha, quem viveu ontem os momentos propiciados pelo Oscar 2017 certamente não esquecerá. Começando pela ótima performance do anfitrião Jimmy Kimmel, centrado, sem exagerar e mantendo a espontaneidade, que sempre fica muito de lado nessas cerimônias.

As inúmeras críticas à Trump feitas por ele foram divertidíssimas, além de contundentes. Certeiro o tom de brincadeira de Jimmy, que se utilizou até de Mery Streep e da sua própria conta no Twitter para tal, além de uma pegadinha com algumas pessoas que pensavam ir a um Museu e foram parar em pleno Oscar ou de artistas lendo tweets maldosos sobre si mesmos, todas em ótimas ocasiões, que criaram uma espécie de união entre público e famosos/estrelas, como se todos ali fossem - e são, eu sei - gente como a gente. Amigos. Conhecidos numa grande e feliz celebração.

Várias outras críticas ao presidente americano, feitas por inúmeras pessoas, como o diretor estrangeiro que não pôde participar da Cerimônia por conta das políticas adotadas por Trump em carta enviada ou o talentosíssimo Gael García Bernal foram feitas e muito aclamadas. Uma noite muito divertida e politizada!

O grande momento já histórico da edição 2017, que teve ótimas apresentações musicais também, no entanto, talvez tenha sido o vexame na hora da entrega de 'Filme do Ano'. Um envelope errado fez com que 'La La Land' fosse anunciado como vencedor. Na hora dos agradecimentos, no entanto, o constrangimento: o vencedor havia sido 'Moonlight'.


Quanto aos prêmios, a edição deste ano foi bastante democrática. Vários filmes ganharam e poucos levaram mais de um ou duas estatuetas para casa. Vamos aos vencedores e comentários sobre cada um:


MELHOR FILME
Moonlight: Sob a Luz do Luar;
Ainda não assisti, não posso opinar - à la Glória Pires -, mas pelo que ouvi falar, foi merecidíssimo.


MELHOR ATRIZ
Emma Stone – La La Land – Cantando Estações;
Há quem não tenha gostado desse resultado, eu nem concordo nem discordo, acho ok. Amy Adams merecia muito mais? Sim! Mas foi boicotada, infelizmente.


MELHOR ATOR
Casey Affleck – Manchester À Beira Mar;
Apesar da polêmica envolvendo estupro, me parece que também foi um prêmio merecido, pelo que vi das pessoas comentando - também não vi -.


MELHOR DIRETOR
Damien Chazelle – La La Land – Cantando Estações;
Todos os indicado nesta categoria eram baitas diretores. Não sei se realmente o melhor dentre as opções levou a estatueta, eu estava torcendo muito para Denis Villeneuve, mas ok, aceito a vitória de Damien, um grande nome também, sem dúvidas.


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Viola Davis – Um Limite Entre Nós;
Não precisa comentar, né? A internet parou com essa vitória merecida.


MELHOR ATOR COADJUVANTE
Mahershala Ali – Moonlight: Sob a Luz do Luar;
Pelo que vi e li, merecidíssimo também.


MELHOR EDIÇÃO
Até o Último Homem;
Estava torcendo para 'A Chegada', mas tudo bem.


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Manchester À Beira Mar;
Ainda não assisti, mas pelos comentários, foi bom.


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Moonlight: Sob a Luz do Luar;
Mais um para 'Moonlight'. Eu torcia para 'A Chegada'.


MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
O apartamento;
Infelizmente, este foi o filme cujo diretor estrangeiro não pôde comparecer à Cerimônia.


MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
Esquadrão Suicida;
Essa categoria foi polêmica, mas eu adorei o tapa na cara da sociedade. Nem tudo é 100% ruim ou 100% bom, gente. é a vida. Por mais que Star Trek, um ótimo filme, também merecesse, qualquer um dos dois saindo vencedor seria um resultado justo. Dois trabalhos de maquiagem fabulosos. E se os maquiadores de 'Star Trek' criaram alienígenas usando próteses, mais fáceis de botar e tirar - embora mais trabalhosas para se fazer, lógico -, os de 'Esquadrão' criaram um 'homem-jacaré', uma 'bruxa' e vários 'tatuados'. Além do mais, a maquiagem do filme de vilões da DC Comics foi utilizada durante TODO o filme, precisando de um constante trabalho de continuidade, pois ferimentos e cicatrizes iam sendo adicionadas durante as cenas ao longo de duas horas, com um resultado final impecável. Os protagonistas usavam dezenas de retoques e estavam em tela durante o longa inteiro, os aliens em 'Star Trek' não, o que tornou o trabalho 'menos cansativo' e 'repetitivo'. Minha opinião gótica, tá?


MELHOR FIGURINO
Animais Fantásticos e Onde Habitam;
Finalmente um Oscar para a injustiçada franquia Harry Potter. E merecidíssimo!


MELHOR DOCUMENTÁRIO
O.J.: Made in America;
Nada a declarar.


MELHOR EDIÇÃO DE SOM
A Chegada;
'A Chegada' só ganhou um Oscar. Achei MUITO POUCO para o que o filme merece. E Amy Adams que com certeza merecia o prêmio de 'Melhor Atriz', infelizmente nem foi indicada, como já escrevi acima. Outra grande injustiça - vou reclamar disso para sempre -!


MELHOR MIXAGEM DE SOM
Até o Último Homem;
Nada a declarar.


MELHOR ANIMAÇÃO
Zootopia;
Nada a declarar. Parece ser ótima mesmo.


MELHOR CURTA METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Piper;
Nada a declarar.


MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
La La Land – Cantando Estações;
'A Chegada', na minha opinião, merecia muito mais neste quesito.


MELHORES EFEITOS VISUAIS
Mogli: o menino lobo;
Ótimo.


MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
The White Helmets;
Nada a declarar.


MELHOR CURTA METRAGEM
Sing;
Nada a declarar.


MELHOR FOTOGRAFIA
La La Land – Cantando Estações;
Todos mereciam muito nessa categoria.


MELHOR TRILHA SONORA
La La Land – Cantando Estações;
Adorei!


MELHOR CANÇÃO
City of stars – La La Land – Cantando Estações;
AMEI! Adoro a forma como essa música é simplória e ao mesmo tempo poética, poderosa e inspiradora.


Ainda sobre o Oscar 2017 ser injusto em algumas categorias, como alegado por algumas pessoas, escrevi rapidamente no Twitter e resumo o que penso aqui para vocês agora:

"Velho, de uma vez por todas, entendam: o Oscar não é injusto SÓ porquê Esquadrão Suicida ganhou não. O Oscar é só um evento superestimado tão preocupado com o cinema e a arte quanto o 'The Voice' com a voz. Parem de dar à Academia um valor que ela não tem. Dentro do que o Oscar representa, que não é nada demais, 'Esquadrão Suicida' mereceu ganhar um prêmio. Um prêmio de MAQUIAGEM. MAQUIAGEM, velho, não foi MELHOR FILME não. Que povo chato do caralho"

Eu, por exemplo, achei super injusto um único prêmio para 'A Chegada', mas entendo como a premiação funciona e ok, gente, bola pra frente. Não ganhar não tira o mérito de ninguém. E nem ganhar dá mérito. A arte é tão maior que premiações como essas. Aliás, premiações como essas nunca vão conseguir eleger, de fato, os MELHORES. Vocês tem ideia de quantos longas são lançados por ano em todo o mundo para serem resumidos em 6, 7 americanos que se destacaram de alguma forma, muita vezes apenas por marketing? Quem não aceita a vitória de 'Esquadrão Suicida' procure uma louça para lavar. Infelizmente, a vida é assim.

Comentários