// VINHETA FINAL DE ANO 2017 | FELIZ NATAL E ANO NOVO!

// PLAYLIST DO MÊS | DEZEMBRO // FERNANDO WISSE

CARIRI | Confira como foi o lançamento, na última semana, de três jornais/revistas do curso de jornalismo da Universidade Federal do Cariri

Primeira fila 'recheada' entre convidados especiais e autores de textos.


Texto por Paulo Rossi
Entrevistas por Alexia Mesquita
Wesley Santana
Paulo Rossi



Na última quinta-feira, 21, aconteceu, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), o lançamento de três revistas inteiramente produzidas por alunos, professores e técnicos do curso de jornalismo da instituição. Eu e boa parte da equipe do Blog do Paulo Rossi, estudantes do curso, prestigiamos o momento dos colegas. Confira:

Miniauditório lotado prestigia o evento.


Revista Caracteres

  

Sob a tutoria da professora Juliana Lotif e do professor Anderson Sandes, a edição número quatro da revista tem como capa a Mestra Margarida Guerreira, considerada pela publicação como a raiz do reisado em Juazeiro do Norte, CE.

Numa rápida fala, a equipe explanou sobre algumas matérias e a capa. A Mestra Margarida estava no auditório como convidada especial, mas, tímida, não quis falar ao microfone.


Jornal Sertão Transviado




Com a presença de convidados que foram pautas e contando com os autores de vários dos textos desta edição, o Sertão Transviado teve bastante destaque na noite.

A aluna do segundo semestre Laura Brasil declarou-se feliz e extasiada em relação a sua primeira matéria lançada na publicação. "Nunca imaginei que logo no primeiro ano de curso teria a oportunidade de escrever e atuar como jornalista de impresso, que é a área que eu pretendo seguir", disse.


Jornal Entrelinhas

Esquecida no churrasco Pouco comentada, a publicação produzida a partir do laboratório de jornalismo impresso também foi, assim como a revista Caracteres, distribuída aos presentes no local. 


O professor Joubert falou sobre a importância desses jornais alternativos produzidos na UFCA para a região do Cariri. "De partida, esse tipo de experiência propicia aos estudantes uma leitura de textos escritos por eles mesmos. Uma experiência de pauta jornalística. Uma construção de outra relação com os professores e demais alunos. O que é a grande mídia e qual seu papel? Qual o papel da Universidade dentro desse contexto? Em que medida está se construindo uma visibilidade dentro da UFCA? Como isso se relaciona com o contexto fora da Universidade?", questiona, e emenda, logo após, uma fala sobre a importância inclusive da crítica e da análise destes textos escritos por estudantes por outros colegas graduandos do curso.

Comentários