// VINHETA FINAL DE ANO 2017 | FELIZ NATAL E ANO NOVO!

// PLAYLIST DO MÊS | DEZEMBRO // FERNANDO WISSE

BLOG DO PAULO ROSSI JÁ VIU | 'A Lenda do Beija-flor' estreia nesta quarta-feira (25), durante a Mostra UFCA; saiba mais sobre e confira a agenda do musical!


   O relógio marcava quase 14h00 no último sábado (21) quando um dos últimos ensaios do musical 'A Lenda do Beija-flor' teve início. O Blog do Paulo Rossi, com exclusividade, acompanhou a história completa em primeira mão.
   A primeira característica, que ao longo do trabalho veremos, já é notória logo nos dois minutos iniciais: a poesia aqui lembra o repente ou o cordel, toda rimada. A narrativa, que gira em torno do jardim chamado Floresta do Amor, possui no grilo cantante uma espécie de guia que vai encontrando e apresentando os demais personagens. A história vai se desenvolvendo de forma musical e mesmo que tenhamos uma ideia de como será o desfecho - eu não tive essa sensação -, o final realmente surpreende. Algumas referências a clássicos como 'O Rato e a Lua' e a um bordão de novela que marcou bastante a TV brasileira podem ser percebidos de forma sutil e saudosa.
   Com um elenco competente, a peça é uma delícia de assistir. Do grilo cantante, o poeta do Cariri, à lesma, todos os 'bichos' têm seu carisma e encontram em seus intérpretes excelentes figuras, casando por vezes ficção e realidade de forma inusitada - eu já conhecia alguns dos atores dos meus tempos de curso de música -.

Ensaios do musical acontecem desde o início de 2017. (Foto: Facebook)

   As músicas e todo o espetáculo em si seguem firme numa ideia de não subestimar as crianças, apesar das letras - assim como o texto do espetáculo no geral - deixarem claro seu público-alvo, sendo de fácil entendimento. Soa como um cordel musicado.
   Aliás, a direção musical de Márcio Mattos acerta em cheio ao não subestimar a inteligência infantil. A 'Lenda do Beija-flor' é repleto de melodias, harmonias e instrumentos. O canto também é um destaque. As vozes são claras, afinadas, e, quando combinadas, soam como um arco-íris cheio de timbres diferentes perfeitamente harmonizados.
   Interessante também reparar no tipo de impostação usada pelos atores e no efeito que esse truque tenta causar, seja através da voz 'de cabeça' da joaninha Aninha, da voz mais 'na garganta' da borboleta ou da formiga, espécie de alívio cômico que, por outro lado, faz lembrar as cantoras de renovações, a voz 'sofrida' bem na garganta, 'gritada', por vezes falhada. O arranjo de 'Lua' parece ser dividida em duas vozes - não recordo bem -, deixando claro o capricho na produção do trabalho. O acréscimo do pandeiro, do triângulo e da sanfona, que infelizmente não foi tocada durante minha sessão particular, dá uma 'brasilidade' à textura das canções. A regionalidade é importante.
   Esses e os demais elementos já citados aqui no texto, devem criar no espectador um sentimento de proximidade, o que facilita muito na transmissão da mensagem central, principalmente levando-se em consideração nossa relação com a Chapada do Araripe. A direção cênica perfeccionista de Cleiviane Vasconcelos também parece ser um dos responsáveis pelo primor do conceito e execução das cenas. A dosagem de humor é perfeita.


Sendo assim, fica aqui o convite para a estreia do espetáculo, que acontece amanhã no Miniauditório, sala 89, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), as 18h00:


E a agenda do musical, com as próximas apresentações confirmadas:
 
IV MOSTRA UFCA 2017
Universidade Federal do Cariri - UFCA
Juazeiro do Norte - Ceará
25 de outubro de 2017 / quarta-feira
18 horas
Confirmado


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA CRIANÇAS
SESC Juazeiro do Norte - Ceará
26 de outubro de 2017 / quinta-feira
1ª Sessão: 13 horas.
2ª Sessão: 15 horas.
Confirmado


CINETEATRO PROFESSOR JÚLIO MACEDO COSTA
Brejo Santo - Ceará
28 de outubro de 2017 / sábado
19 horas
Confirmado


TEATRO VIOLETA ARRAES - Engenho de Artes Cênicas
Nova Olinda - Ceará
18 de novembro de 2017 / sábado
19 horas
Confirmado


TEATRO ADALBERTO VAMOZI
SESC - Crato - Ceará
24 de novembro de 2017 / sexta-feira
19 horas
Confirmado



Imperdível! Mais informações, clique AQUI.

Comentários