// VINHETA FINAL DE ANO 2017 | FELIZ NATAL E ANO NOVO!

// PLAYLIST DO MÊS | DEZEMBRO // FERNANDO WISSE

MÁRIO FREIRE | CARIRI | #DICA01DOPROGRAMANOITEADENTRO


  A partir de hoje, aqui no Blog, vocês irão conferir semanalmente várias das dicas dadas durante o programa 'Noite Adentro', que acontece aos sábados a partir das 19h00 na rádio Somzoom Cariri. A primeira dica é de Mário Freire, confere só: 

"Olá crianças e 'crianços' das profundezas da internet. Aqui é o Mário Freire e trago para vocês minha super dica da semana, nada mais nada menos que um livro fundamental para entender um pouco melhor o que nos levou a sermos o que somos hoje, artística e culturalmente. Estou falando do 'Verdade Tropical', do Caetano Veloso, que completa agora em 2017, vinte anos de sua primeira publicação, garantindo nesse aniversário uma edição especial, revista e repaginada.

No livro, Caetano revisita, através de sua biografia, os caminhos trilhados pelo Brasil nas artes e na própria história, no período inserido na segunda metade do Século XX, algo tão distante e ao mesmo tempo tão atual e próximo de nós.

Para os fãs do Caetano, um prato cheio e uma afirmação: ele é obra viva dentro da arte brasileira. Sempre atual, sempre ligado a novas expressões e manifestações, nunca datou-se nem estagnou-se. Tudo isso justifica dizer que a história da cultura brasileira recente se confunde com a história e a obra de Caetano, goste você dele ou não.

Vale a pena a leitura em uma época de retrocessos que afetam e muito o campo das artes e da liberdade de expressão, sendo urgente repensar nossa criticidade e nosso papel como seres pensantes no mundo da política e tomada de decisões. Quais ferramentas nós temos para lutar e por quê passamos por tempos tão sombrios? O 'Verdade Tropical' (de 1997, mas (in)felizmente atual) aponta alguns caminhos e possíveis respostas.

Onde acho? Com certeza na biblioteca mais próxima (Centro Cultural do Banco do Nordeste Cariri tem alguns exemplares) e a nova edição já à venda na internet na faixa de R$ 50,00, muito bem gastos por sinal."

Então é isso, até a próxima dica, queridos internautas!

Comentários