// VINHETA FINAL DE ANO 2017 | FELIZ NATAL E ANO NOVO!

// PLAYLIST DO MÊS | DEZEMBRO // FERNANDO WISSE

ADAMO BRASIL | CARIRI | #DICA04DOPROGRAMANOITEADENTRO


“Até onde sabemos, de um ponto de vista puramente científico, a vida humana não tem sentido algum”.
Yuval Noah Harari

Essa é uma das várias frases chocantes discutidas por Yuval no livro Sapiens, uma breve história da humanidade. Esta obra foi publicada em Israel em 2011 e se espalhou pelo mundo em 2014. O autor se propõe a visitar a história da nossa espécie com um olhar bem biológico, quase determinista, porém discutindo pontos importantes que nos trouxeram à condição atual de seres humanos.

Enquanto leio esse livro me reporto à diversos esclarecimentos sobre o motivo de sermos tão negativos, pessimistas, ansiosos e depressivos. Não é sobre isso que o livro trata exatamente, mas o cerne desse debate gira em torno das coisas que acreditamos que somos. Uma coletividade que acredita na possibilidade de trocar 100 ou 200 páginas de papel por outro chamado Diploma passa a se comportar assim, desmonte essa crença que parte da Universidade (boa parte) cai em ruínas. Esse caminho foi especialmente trilhado pelo sistema capitalista e a monetização de vários pilares do comportamento humano.

É um livro extenso, mas de leitura fácil. Recomendo a leitura com um olhar de auto-identificação e de percepção sobre os grupos sociais que faz parte.

Comentários